Nostalgia


Porque o passado faz parte, este espaço pretende recordar algumas histórias dos primeiros anos dos SS, sejam na forma de deslocações ou eventos. Os textos são integralmente retirados de manuscritos antigos, zines há muito perdidas, mas episódios certamente não esquecidos. Preservámos a identidade, mas não alterámos palavras, deixando assim a recordação de como eram os tempos idos, certos que a forma da escrita retrata de forma inequívoca a época e a maturidade dos seus compositores.



O.Lyon- S.C. FARENSE- Taça Uefa 1995

Em Lyon estivemos em grande numero, tendo em conta a despesa da viagem e a eliminatória praticamente perdida. Antes do jogo a habitual visita à cidade, passando por algumas lojas com material ultra, como não tínhamos francos, etc, etc... A caminho do estádio encontrámos um funcionário do Farense que nos indicou o hotel onde a equipa estava hospedada. Alguns membros deslocaram-se ao hotel com o intuito de incentivar os jogadores. Estes receberam os SS de braços abertos convidando-os para o pequeno almoço. À entrada do estádio um aparato policial como nunca visto em Portugal. Eram bofes e seguranças que nunca mais acabavam, quatro postos de controlo. Abriram faixas, apalparam-nos os colhões, viram tshirts, cachecóis  roupa interior, tatuagens...tudo o que tivesse SS ficava à porta. Mas lá entrámos e.. o cumulo: Só nos deixavam meter as faixas na rede se as cortássemos às postas, devido às portas de emergência . Com alguma diplomacia, tradutores e caralhos à mistura lá arranjámos a solução. A faixa principal metemos na rede lateral, perfeitamente visível e inteira. A «PRESENTES» não teve hipótese, ficou dividida em seis partes. Os Bad Gones situados na Virage Sud não realizaram qualquer coreografia, mas eram tantos, que alguns dos seus cânticos estremeciam o estádio. Relativamente às outras claques do Lyon, de salientar os Lugdunum´s Lions e os Gerland Boys, os últimos situados mesmo ao nosso lado. Nenhum incidente a relatar.


FARENSE- Lyon- Taça Uefa 1995

Para muitos jovens de Faro e não só, o dia 13 de Setembro de 1995 foi sem dúvida um dos mais emocionantes das suas vidas e tão cedo não sairá das suas cabeças. Os South Side Boys prepararam a melhor coreografia já feita pela claque, quer em termos de organização, cor e dimensão. A direcção preparou para todo o topo sul em que se encontra a bandeira de Portugal feita com cartolinas. Para tal teve a colaboração dos núcleos: Gelatiere, Ultra Boys, SS Penha e SS Girls e também dos sócios do farense que colaboraram para que tudo ficasse perfeito. O outro atractivo do jogo foi sem duvida a visita dos Ultras Franceses, conhecidos no mundo ultra por serem extremamente violentos e politicamente de extrema direita, denominados Bad Gones. Á semelhança do que aconteceu nos últimos jogos do campeonato da época passada houve correspondência de topo para topo, bem como a mítica onda criada no campeonato do México de 86. no fim do jogo os muitos ultras dos Bad Gones deixaram transparecer toda a admiração que tinham por nós, tendo dito que esperavam a nossa visita. Um primeiro contacto com os Ultras europeus positivo.




Invasão a Leiria- 1994

Aproveitando a festa SS, a maior parte do pessoal fez directa no King 2. Foi fixe ouvir o pessoal todo a cantar e a acender tochas nas ruas da baixa. Quando o autocarro apareceu às 5:30h já o colectivo estava completo a fazer o maior barulho na sede, o que estrilhou com a bófia. Mas lá partimos para Leiria, todos a revirar. Dentro do autocarro era o habitual...
Chegámos a Leiria por volta das 12:30h. Abrimos uma faixa e fomos andando pelas ruas da cidade. Não sabemos porquê, mas onde quer que entrassemos as pessoas ofereciam-nos comida. Assim ao fim de 2h a visitar supermercados, cafés dentro de centros comerciais, o pessoal tinha se alimentado sem gastar dinheiro. Não estamos a apoiar este tipo de situação, mas pensamos que enquanto o pessoal só fizer isso e não andar a partir cenas (montras, carros) porque isso é puro vandalismo, com o qual não concordamos, enquanto o pessoal tirar para comer não há problema.
Por volta das 16h fomos para a porta do estádio e rodeámos os Fantasmas que ali se encontravam. Não houve problemas com eles, pelo contrário, até que são fixes. Só é pena que haja muitos putos. Sugerimos até que o nome deles passe para Ultras Fantasminhas. 
Apesar do esforço por parte da direcção da claque, o pessoal teve todo que pagar bilhete. Alguns saltaram a rede, outros iludiram os porteiros. Quando o Farense entrou no campo, ainda estávamos a meter as faixas na rede. Abrimos 15 tochas e mais alguns foguetes. O pessoal até que estava com pica para cantar, mas com o calor que estava, a equipa a perder daquela maneira e com o cansaço do pessoal , cedo acabámos à sombra das faixas. Quando o jogo estava quase a acabar, os sócio do Leiria resolveram armar estrilho com a gente. Houve trocas de socos, alguém atirou foguetes para o meio deles, acendeu-se uma tocha e a policia (se é que se pode chamar polícia) serviu de espectador. Apesar das ameaças de morte, saímos todos juntos sob escolta policial. Mas tal como em Setúbal nada se passou. Antes de partirmos houve troca de material com os UF.  




Invasão a Setúbal- 1ª Deslocação SS - 1994

Autentica invasão. Estivemos excelentes todo  jogo. Quando chegámos a Setúbal lá para o meio-dia, fomos logo almoçar, entrámos num café, "ofereceram-nos" logo 2 caixas de gelados, uns quantos chocolates, etc. Depois fomos relaxar, pegámos nas bebida e nas murtalhas e toca a aviar. A caminho do estádio fomos pintando as paredes e irritando os velhos. Á entrada a bófia ficou com um extintor, 2 potes e 1 tocha.
Já lá dentro, gamamos os potes e a tocha aos bofes. Quando começou o jogo abrimos 11 tochas e 1 pote. Estivemos muito bem diria mesmo excelentes durante todo o jogo.
Quando o Hassan converteu a grande penalidade correu tudo para junto dos gajos de Setúbal a fazerem caralhadas e a mandar pedras. Um dos nossos foi expulso e logo a seguir veio a bófia de choque, pois a PSP não estava a conseguir controlar a cena.
Depois do jogo a bófia escoltou-nos até ao autocarro e quando estávamos a sair de Setúbal o nosso autocarro foi apedrejado, a gente bem insistimos com o motorista para que ele abrisse a porta mas ele não abriu, porque se ele tivesse aberto teríamos trazido algumas recordações.
Mandá-mos uma tocha para a estrada , que fez com que os carros tivessem que parar todos, formando uma bicha enorme.
A caminho de Faro por todo o sitio onde parávamos íamos enchendo os bolsos de rádios, gameboys, bebidas, sem contar com a comida que isso então enchemos o autocarro, por falar em autocarro certos meninos andaram a brincar a mandar frutas, latas, terra, ervas, sandes, carne tudo para cima uns dos outros. Esta brincadeira fez com que o autocarro ficasse imundo e em consequência a isso perdemos o nosso patrocínio. Mas pronto perdemos algumas dezenas em dinheiro diria quase centenas, mas agora já não há nada a fazer, mas uma coisa é certa, o nome South Side não sairá muito facilmente das cabeças dos habitantes de Setúbal.

1 comentário: